Lu é como cu: não tem acento. E outras curiosidades...

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Em mais um daqueles dias em que eu tenho várias coisas pra fazer mas não consigo fazer o que preciso enquanto não aquieto alguma inquietação minha, lembrei de quantos substantivos coletivos nós aprendemos no ensino básico e depois nosso repertório se resume ao básico do básico (não vou entrar aqui no mérito da discussão dos motivos deste fato. Vou deixar isso para quando o Fernando criar o blog dele... rsrs).
Minha inquietação era: de quais coletivos eu ainda lembro? Fui procurar um livrão desses que os vendedores conseguem convencer nossos pais de comprar com a promessa de que nós, pequenos ignorantes, poderemos ficar mais inteligentes se tivermos um (só para esclarecer, este livro de que falo é desses de capa dura, que tem vários assuntos de várias disciplinas como história, português, etc).
Primeiro desafio: lembrar que antes de “coletivo” há a palavra “substantivo”, mas isso foi fácil, não demorei quase nada, foi quase instantâneo (não estou tão mal assim...rsrsrs). Abri na página certa e encontrei uma lista de coletivos, mas só vou citar os mais...vamos ver:
- Armento: de gado grande (cavalos, búfalos – eu já montei búfalo! \o/ Mas isto é uma outra história – elefantes –mas também pode ser manada... vai entender...)
- Atilho: de espigas de milho.
- Boana: de peixes miúdos.
- Claques: de pessoas pagas para aplaudir ou apupar um espetáculo.
- Falange: de soldados, anjos (qual é a relação? E falanginha e falangeta são coletivos de que? rsrs).
Encontrei também algumas coisas tão óbvias para as pessoas normais, mas pra mim foram descobertas tão maravilhosas! Como madeixa, que é coletivo de cabelo mesmo!!! Não é só um outro nome que as revistas de beleza usam para cabelo! Incrível! E resma, que é coletivo de 500 folhas de papel, nem mais nem menos! Resma é coletivo, gente! Não é só outro nome que as papelarias usam! E sabe qual é o coletivo de gente??? É mó! Isso mesmo: “mó”! Não é legal?!
Tem muito mais coisas muito mais legais do que estas! Como acentuação gráfica, por exemplo. Se nós soubermos abordar a coisa de maneira menos enfadonha, certamente erros como me chamar de “Lú” , e não de Lu, como é o certo, não aconteceriam, pois TODOS saberiam que “Lu” é uma oxítona terminada em “u”, portanto, está na mesma situação de “cu”: não recebe o acento agudo (nem qualquer outro).
Sabe que, por um tempo, de tanto ser chamada (graficamente) de Lú fiquei até com uma pequena ameaça de crise existencial. Será que o que eu aprendi estava errado? Porque tão pouca gente escreve “Lu”, que, se bobear, está errado mesmo. Quem sabe o certo não é “Lú”??? Mas, como boa ariana que sou, me recusava a me render. Até que procurei e achei! Portanto: se você que estiver lendo insistir em me chamar de “Lú”, saiba que o português é uma idioma tão bonito quando falado (e grafado) corretamente (CHIQUINHA, 1985. Grifo nosso).
Depois eu volto pra falar sobre os masculinos e femininos. É meio confuso às vezes, mas é bem legal! Por enquanto, a única certeza que tenho é de que eu não sou mais inteligente do que um aluno da 5ª série... não sou mesmo!

6 pessoas dizem: e dai que...:

Anônimo disse...

Muito legal o post, bem "educativo". Esse é apenas um dos exemplos dos diversos assuntos que aprendemos na escola e usamos muito pouco na vida e tem dois motivos que explicam isso: o primeiro é que os os profissionais da educação se empenham muito pouco em elaborar uma proposta curricular onde os conteúdos tratados tenham uma relação com o cotidiano e, a segunda, é que os estudantes também se empenham pouco em praticar no dia-a-dia as coisas que aprendem na escola... uma coisa puxa a outra, não é? No mais é só isso! Hehheheehhh. Juro q faço o meu blog ano que vem.

Unknown disse...

Sua burra depende o LU Lúcia e com ascento Lucas é sem pense antes de falar se VC não quiser usar problema é seu mas você estará errada morra sua retardada

Unknown disse...

Sua burra depende o LU Lúcia e com ascento Lucas é sem pense antes de falar se VC não quiser usar problema é seu mas você estará errada morra sua retardada

Unknown disse...

Sua burra depende o LU Lúcia e com ascento Lucas é sem pense antes de falar se VC não quiser usar problema é seu mas você estará errada morra sua retardada

Rosana Marines Magalhaes disse...

Que cara mais estúpido! Lúcia é uma palavra paroxítona terminada em ditongo, portanto recebe acento. Mas sua abreviação Lu, é uma monossílaba, assim não pode ser acentuada, pois não se acentuam monossílabas tônicas que terminam em u.

Unknown disse...

Querido, não sabe fica quieto e ainda escreve ascento, que na verdade é acento. Vai estudar menino!

 
E dai? Ora bolas... - by Templates para novo blogger